Projeto musical iniciado durante a pandemia do Covid-19 supera adversidades
e tem lançamento internacional em LP e CD edição de colecionador
Mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia do Covid-19 o valinhense Ricardo Margadona conseguiu realizar, a distância, em parceria com a cantora Rebecca Riss (USA) e contando com a participação de músicos do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, Israel e Alemanha o álbum Delirium que ganha no mês de Março um lançamento internacional pelos selos Spectro e PsicoBR.
O álbum, inicialmente lançado de maneira independente em plataformas digitais, começou a chamar a atenção e teve suas músicas executadas em mais de 500 rádios em 5 continentes e vem ganhando cada dia mais espaço na cena musical independente mundial. Isso certamente contribuiu para os prêmios que conquistaram e foram indicados ao longo do caminho, incluindo “Melhor Vocalista de Rock Feminina” (Rebecca) e “Melhor Engenheiro” (Ricardo).
Ricardo Margadona e Rebecca Riss se conheceram através de um aplicativo que conecta músicos em todo o mundo e permite compartilhamento de composições e colaborações virtuais. Assim nasceram as 7 músicas que compõem o álbum com um som que usa a estrutura de rock progressivo com belas variantes, ora melódicas, ora com o vigor do rock clássico.
Após a mixagem as músicas foram masterizadas no moderno Demun estúdio em Phoenix (USA) elevando ainda mais a qualidade das gravações.
O LP e o CD, em edição limitada (com parte destinada ao mercado internacional), conta com a arte do Rio Clarence Wildner Lima, que tem trabalhos realizados para as bandas Kiss, Motley Crue, Ministry, Def Lepard, Clutch entre outros.
Ricardo Margadona
& Rebecca Riss
Ricardo é um engenheiro eletricista, baixista e amante da música. Costumava tocar em bandas “cover” e teve seu maior processo criativo durante a pandemia do Covid-19. Privado do contato direto com outros músicos Ricardo iniciou uma experiência virtual através de um aplicativo que conecta músicos em todo o mundo. Pela primeira vez fez algumas composições e disponibilizou para colaboração de outro músicos do aplicativo. Uma de suas composições chamou a atenção da cantora Norte Americana Rebecca Riss que solicitou incluir letra e voz. Desde esta primeira colaboração ficou claro que tinham uma conexão musical e algo muito especial poderia nascer desta parceria.
Rebecca Riss vive em Avondale, Arizona e divide seu tempo entre o emprego como Diretora de Customer Care de uma empresa e cantora solista em diversos corais tendo se apresentado em lugares como o The Palace Theater em Waterbury, a Estatua da Liberdade e em Roma para o Papa João Paulo II. Sua poderosa voz dá a música de Ricardo o tom soturno caracteristico do trabalho.
O LP e o CD
O LP e o CD chamam a atenção pelo cuidado e riqueza de detalhes. Além da maravilhosa arte de Wilder Lima, todas as letras do encarte foram escritas a mão em papel envelhecido pela cantora Rebecca Riss e depois digitalizados para o encarte. Para o LP, além do encarte temos o “OBI”, muito utilizado em edições Japonesas para incluir informações adicionais junto a Capa. Para o CD foi incluído um pôster 24 X 24 junto ao encarte. A mídia também ganhou estampa. Ao retirar o CD, o acrílico transparente revela outra variante do desenho da capa. Um adesivo metalizado foi aplicado sobre a embalagem plástica do CD informando que este trabalho foi feito durante a pandemia.
Spectro e Psico BR
Sempre buscando a preservação da música do passado e incentivo à música do presente, em parceria inédita, o iniciante selo Spectro junta forças com o já experiente selo Psico BR para realizar esta empreitada. Rafael da Spectro nos conta como chegou a esta parceria:
“Em 2020 tive a oportunidade de conhecer o Imperial War Museum em Londres e estava acontecendo uma exibição temporária chamada “Culture Under Attack” que contava a história de várias iniciativas artística e culturais em períodos de guerra e opressão. História de pessoas que não se deixaram vencer, utilizaram de criatividade e coragem e continuaram produzindo.
Essa exibição e todas as históricas me marcaram e voltaram a minha memória com a pandemia do Covid-19 que limitou drasticamente o formato mais “standard” de fazer música que é reunir músicos, ensaiar e tocar em lugares.
Eu resolvi que queria achar alguém que tivesse feito um trabalho musical interessante nesta pandemia e oferecer uma parceria para lançar o trabalho em meio físico.
Tive a feliz ideia de chamar o Fabricio Bizu do selo Psico BR para um café e deixar ele saber que eu estava buscando um artista para parceria. Sai do café com o nome “Ricardo Margadona e Rebecca Riss” e uma possibilidade de lançar o trabalho junto com a Psico BR.
Nunca se conheceram pessoalmente, nunca entraram em estúdio, ensaiaram ou tocaram juntos.
Ricardo e Rebecca, como nas histórias que eu vi na exibição em Londres, foram além dos processos habituais, encontraram meios e trabalharam na adversidade. Em tempos de isolamento fizeram um trabalho coletivo e de parcerias intercontinentais.”
Evento Riva Rock